domingo, 22 de maio de 2011

Gays são agredidos em novo caso na região da Consolação

Gays são agredidos em novo caso na região da Consolação

sexta-feira, 20 de maio de 2011

http://action.savetibet.org/p/dia/action/public/?action_KEY=4050

http://action.savetibet.org/p/dia/action/public/?action_KEY=4050

Apoie, assine e divulgue pela liberdade do povo Tibetano.

Professora no Brasil: a profissão mais discriminada e de maior risco! Amanda Gurgel



A professora no Brasil está condenada a ser como o juiz de futebol: uma figura que está ali para ser desrespeitada como pessoa, e malhada como Judas porque a população ''humilde'' se julga dona da sabedoria de um Stephen Hawlkings discutindo como Einstein. Isso jamais vai mudar ainda mais com a indústria do ''dimenor'' que lhes garante o direito de espancar e atirar em professoras.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A Wild publicada!

A Folha Cultura de Farroupilha - RS publicou o poema Já hoje. Gostaríamos de agradecer a apreciação e o incentivo, e também agradecer ao Leonel, Viviane e a



que apoiou!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O verdadeiro mundo de Thor

Agora que saiu o filme, que para minha felicidade não é com o Antonio Banderas ou o Morgan Freeman ou pior: o Bruce Willis (excelentes atores mas nada condizentes com o perfil), muita gente me pergunta sobre a mitologia escandinava e a verdadeira história do Deus do Trovão.

Básicamente, Thor ou Tor (nórdico antigoÞórringlês antigoÞunoralto alemão antigoDonar) é o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Casado com Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra). Durante o Ragnarök (fim do mundo), Thor matará e será morto por Jörmungandr. Thor também é chamado de Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr.

Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"), adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força. Sua esposa era Sif, a deusa da colheita, com quem teve uma filha Thrud (Força), e de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni(Força) e Modi (Coragem). Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri) identificaram Thor com o deus Greco-Romano Júpiter porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e da comunidade cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Os animais de ambos deuses era o carneiro, o bode e a águia. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifão.O historiador Tácito identificou Thor com Hércules, por causa de seu aspecto, força, arma e função de protetor do mundo.
Thor gostava da companhia de Loki (irmão e inimigo), apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. A imagem de Thor aparece em muitas estelas rúnicas assim como seu nome ou seu martelo. Thor é um excelente guerreiro e já derrotou muitos gigantes, trolls, monstros, berserker e feras, segundo o Edda em Prosa. Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruiam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. Thor habita em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possui 540 acomodações e é considerada a maior de todas as construções. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. Quando Thor estava longe de seu lar ele matava seus bodes e os comia, e depois os ressuscitava com martelo mágico. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill. Era Thor o deus que mais possuía templos na Escandinávia.
No Ragnarok, a tarefa de Thor será matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente tão grande que envolve a Terra), cria de Loki, mas ele morrerá na batalha.
Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday, ou "Thor's day" (quinta-feira, em inglês); o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de "Torsdag".

fonte: LANGER, Johnni. Símbolos religiosos dos vikings: guia iconográfico. História, imagem e narrativas n. 11, 2010. https://groups.google.com/group/scandia

Reproduzo aqui um pequeno resumo da mitologia, fiel ao que aprendi sobre, que clonei do

http://labirintodosoledalua.blogspot.com/2007/02/mitologia-nrdica.html:

"A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha). A mitologia foi transmitida oralmente, principalmente durante a Era Viking. Sua religiosidade era baseada em atos, gestos e ritos significativos, muitas vezes girando em torno do sacrifício humano a certos deuses, como Odin.
Na mitologia nórdica se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso - Asgard (morada dos deuses). Suas divindades eram divididas em três clãs: os AEsir, os Vanir e os Lotnar - (os gigantes). Os dois primeiros são geralmente inimigos do último. Há dois tipos gerais de gigante: gigantes da neve e gigantes do fogo. Havia também elfos e anões, os quais tomavam partido dos deuses."
Eis alguns dos seres supernaturais:

  • Fenrir - o lobo gigantesco;
  • Jormungard - a serpente do mar que circula o mundo inteiro;
  • Hugin e Munin - (pensamento e memória) são dois corvos que mantém Odin informado do que está acontecendo na Terra;
  • Ratatosk - o esquilo mensageiro dos deuses;
  • Yggdrasil - a árvore da vida.
"Esta mitologia não apresenta o característico dualismo entre o bem e o mal da tradição do oriente médio. O dualismo existente é o da ordem contra o caos.
Alguns elementos da mitologia nórdica sobreviveram sem ser percebido como tal. O inferno cristão se assemelha ao domicílio dos mortos na mitologia nórdica. Alguns elementos da tradição de Yule foram preservados, como a tradição sueca de matar um porco no Natal, que era originalmente parte do sacrifício a Frey (deus da prosperidade)."
O vocabulário moderno possui traços germânicos, como os dias da semana:
  • Monday - dia da Lua;
  • Tuesday - dia de Tyr;
  • Wednesday - dia de Odin (Woden);
  • Thursday - dia de Thor;
  • Friday - dia de Frigga (Freya);
  • Sunday - dia do Sol.
"Odin, Thor e Loki e diversos outros seres e lugares da mitologia nórdica tem papéis recorrentes nas histórias em quadrinhos de Sandman (Neil Gaiman), mais notadamente em Estação das Névoas (Estação das Brumas, no Brasil) e Os Mais Amáveis. A mitologia nórdica também exerceu influência na ficção científica como em Conan - o Bárbaro. J. R. R. Tolkien construiu uma nova mitologia baseada no panteão nórdico em seus livros O Senhor dos Anéis e Silmarillion. Alguns RPGs com Dungeons e Dragons foram também baseados na mitologia nórdica."
Divindades principais:
  • Odin - deus da guerra, do conhecimento, da sabedoria, da poesia e da magia;
  • Frigg - esposa de Odin, deusa do lar;
  • Thor - deus do trovão, protetor dos seres humanos;
  • Frey - deus da prosperidade;
  • Freya - deusa da fertilidade (irmã de Frey);
  • Loki - o princípio do mal entre os deuses.
Este foi um resumo da mitologia nórdica, uma das muitas que deixaram sua marca por diversas gerações e ainda sobrevivem até hoje.

Por Bruxinhachellot.





Quando pequena, adorava o herói Marvel e foi assim que estudei a fundo a mitologia escandinava e jurava que só me casaria se achasse um homem igual. 






Neste link você pode preencher um quizz e descobrir qual é o seu Deus Nórdico interior:

http://quizfarm.com/run.php/QuizRunner

A capital da erva na Califórnia




Demarcadas na capital da cannabis, Califórnia!

Por Vishva Samani 
Notícia da BBC, Garberville
Bowl of medical marijuana

O aroma de maconha raramente está longe, na cidade de Garberville, no norte da Califórnia, Humboldt County, mas como um tema de conversa ele permanece um tabu - pelo menos por fora.
Parece uma cidade hippie dos anos 1960 que nunca cresceu.Garberville fica no meio da da poderosa floresta  sequóias  ao norte de San Francisco -, mas não são só as antigas árvores altas que atraem as pessoas.
Este é o coração da maconha nos EUA. Então eu esperava uma abertura entre as pessoas, quando abordar o tema de plantas daninhas. Mas eu estava enganado.
Falei com eles e alguns discretamente disseram trabalhar como "agricultores" ou fertilizantes vendidos, sem dar muitos detalhes .
colheita de dinheiro
Então, eu visitei a recém-criada chamada Cannabis College (faculdade), próxima, onde eu supus que seria feliz para falar francamente sobre o único tema que ensinam.
Pearl Moon
 Estamos aquecendo-o, comendo-o, fazendo suco e esfregando-o em nossa pele 
Pearl Moon, co fundadora da Cannabis College 
No caminho, vi três lojas de jardinagem grande, um dos muitos indícios que sugerem uma grande quantidade de plantação tem lugar aqui.
Você pode sentir o cheiro de maconha  no ar nestas regiões.
A área tem um clima ideal para o cultivador de maconha, e sob as leis da Califórnia, é legal plantar e comprar maconha aqui para uso médico pessoal desde 1996 - desde que você tenha uma licença.
Mas a lei estadual viola frontalmente o direito federal dos Estados Unidos sobre drogas . Cultivar mesmo uma única planta de maconha é um crime federal.
Uma pessoa pode pegar cinco anos de prisão pelo cultivo de 100 plantas. Isso é mais do que o período médio de roubo de carro ou homicídio culposo.
Aqueles que querem relaxar as leis sobre a maconha alegam que é a principal cultura da América  - vale mais do que o trigo e o milho juntos. Outros contestam os números.
Pearl Moon e Kellie Dodd são os duas entusiastas co-fundadoras da Cannabis Garberville's College. Pearl é evidentemente apaixonada pelo potencial de cura de maconha. "Nós não precisamos apenas fumar mais. Estamos aquecendo, comendo, fazendo suco e esfregando em nossa pele", diz ela.
O medo constante
A faculdade se esforça para reunir especialistas jurídicas, científicas e hortícolas cannabis.
The Feds raid a medical cannabis club
Os agentes federais representam uma ameaça para alguns pontos de maconha medicinal californiano
Em uma aula de culinária recentes, os alunos foram ensinados a fazer massas com infusão de cannabis e manteiga.
Embora este seja um instituto educacional com reais intenções para informar os usuários da maconha medicinal, eu achava difícil participar de uma conversa séria sobre este remanescente tema tabu .
Weed (maconha) continua enredada no crime organizado internacional e comércio ilegal, apesar de seu amplo apoio benefícios medicinal - e  aqui quero falar sobre seus alguns dos alegados efeitos nocivos para a saúde mental.
Até mesmo aqueles que cultivam maconha com uma licença vivem em constante medo dos federais.
Jornais especializados, tais como a folha  costa oeste emitiu relatório de pequenas alterações à legislação cannabis com entusiasmo e estações de rádio locais transmitem avisos de serviço público, se os policiais estão chegando.
A cannabis continua a agitar o cuidado das pessoas.
Pearl e Kellie mencionam obstáculos enfrentados para obter uma licença sob o nome de Cannabis College. "O problema era com a« cannabis »da palavra. Pensaram que nós estávamos aqui para distribuí-la", explicou Pearl.
Mais tarde, fui a uma loja de cânhamo Garberville.
As mercadorias em oferta refletiu a linha borrada entre a vida holística e atividade ilícita que eu sinto em toda esse pacata cidade.
Foi em um café naquela noite que uma garçonete externou o que todo mundo parece concordar aqui ". Sem ervas daninhas - essa cidade iria abaixo"
Como escutar De nosso próprio correspondente
BBC Radio 4: 
Um programa de 30 minutos aos sábados, 1130.
programa de 30 minutos Segunda às quintas-feiras, 1100 (algumas semanas apenas).
Ouça online ou download do podcast
Serviço Mundial da BBC: 
Ouça diariamente 10 minutos de edições de segunda a sexta-feira, repetida ao longo do dia, também está disponível para escuta online.
Leia mais ou explorar o arquivo no site do programa .