quarta-feira, 10 de março de 2010

Temos o desgosto de constatar meio século de arbitrariedade no Tibet

É com ENORME insatisfação que hoje pessoas do mundo inteiro lembram que AINDA não se recuperou a autonomia do Tibet e que a China não reconhece seu erro e continua a oprimir este pais. Felizmente estou sempre representada nas manifestação por um dos meus mais queridos brothers ma ìndia e no Nepal.  Por isso reproduzo aqui a excelente matéria da Folha:

"Centenas de tibetanos fizeram manifestações nesta terça-feira na Índia e no Nepal contra a ocupação chinesa do Tibete para marcar os 50 anos da fracassada revolta na região que levou várias autoridades, incluindo o líder espiritual tibetano dalai-lama, ao exílio.


Em Nova Déli, os manifestantes levavam bandeiras e cartazes por um "Tibete livre", assim como de agradecimento à Índia por tê-los amparado. Eles marcharam por um trajeto de seis quilômetros no centro da cidade.
Pedimos à China que pare o genocídio cultural no Tibete. Tentam fazer os tibetanos desaparecer deste planeta e não vamos aceitar isso. Somos contra qualquer política chinesa e pedimos a seu governo que deixem o Tibete", disse o porta-voz do Congresso Tibetano da Juventude, Penpa Tsering.




Já os tibetanos exilados no Nepal protagonizaram protestos em Katmandu e participaram de uma prece por ocasião dos 50 anos da revolta tibetana contra Pequim, que, desde então, reforçou a segurança na região.

Quase 150 pessoas, entre elas monges budistas e crianças, saíram às ruas aos gritos de "Libertem o Tibete", "Parem as matanças no Tibete" e "Longa vida ao dalai-lama".
As autoridades nepalesas negaram que tenham havido detenções, mas testemunhas citadas pela agência de notícias Efe disseram que muitos dos tibetanos foram levados em furgões policiais a uma delegacia, e depois postos em liberdade. A agência France Presse afirma que alguns enfrentaram a polícia dentro de um mosteiro e seis tibetanos foram detidos.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra Pequim e levavam bandeiras tibetanas.

Cerca de mil monges budistas tinham participado pouco antes de uma prece budista em Katmandu, em meio a fortes medidas de segurança e uma grande mobilização policial.

Quero lembrar que durante a ocupação e até hoje milhares de pessoas indefesas, em sua maioria monges, idosos, mulheres e crianças foram sacrificadas.

Por essas e outras é que se o mundo acabar sentirei uma enorme alegria. Criaturas que sacrificam seus semelhantes em nome da vaidade me envergonham profundamente de existir.

Um comentário:

  1. É lamentável que fatos como esse ainda aconteça no mundo atual, a China Já deveria ter reconhecido a autonomia Tibetana a muitos anos, mas como os grandes países não se mobilizam por interesses econômicos tudo vai ficar do jeito que está por muito tempo. Fazer de um país como o Tibet seu quintal como fazem os "Xinezes" degradando suas riquesas naturais e usando seu solo sagrado para deposito atomico é algo aterrador, isso sem falar que os nativos do Tibet nem podem exercer sua religião que é uma das coisa mais linda do mundo. O mundo me entristece cada vez mais(...)

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!