quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bullying, sucesso até no "underground"!

Existem momentos em que se pensa muito na vida. E ela desfila diante dos teus neurônios nua e crua, com todas as marcas que photoshop nenhum pode tirar. Mas o que vale neste mundo é a enganação. E durante um tempo de repouso entre uma doença e outra, fiquei conversando com uma companheira  adolescente que se define lésbica aos 13 anos (embora eu tenha dito a ela que é meio cedo, mas respeito sua coragem e entoado o coro: mulheres, mulheres, mulheres!) sobre bullying. Nada é mais brasileiro que isto. E eu aqui do alto dos meus séculos vividos continuo vítima até hoje. Para não desapontá-la diante da vida, acabei dizendo que aqueles  que ousam ser sinceros, espontâneos, mesmo viscerais, acabam sendo temidos pelos medíocres, e estes se reunem em suas quadrilhas com o intuito de reduzir sua ousadia em mediocridade. Para não ficarem no topo das discussões, muitos preferem se esconder nos seus armários mofados e cheios de naftalina e teia de aranha que viver intensamente. 

Levarei desta vida a boa lembrança do bullying como o meu melhor certificado de fidelidade a mim mesma.  


CNJ combate o bullying no Distrito Federal

QUA, 20 DE OUTUBRO DE 2010 00:00
ImprimirPDF

Distribuição  de material será feita em comunidades e escolas da região

CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançará uma cartilha para ajudar pais e educadores a prevenir o problema do bullying nas suas comunidades e escolas. A cartilha será lançada no seminário de lançamento do Projeto Justiça na Escola, na Escola de Magistratura Federal (ESMAF), em Brasília.
A autoria da publicação é da médica psiquiatra, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, que também escreveu o livro “Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas” sobre o mesmo tema, que prejudica a vida social de milhares de crianças e adolescentes no mundo todo. Considerado como formas de violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender, o bullying também será tema de palestra e debate que começam às 10h30 e terão a presença da médica psiquiatra Suely Marcondes e do professor José Afonso Mazzon.
O seminário vai promover palestras e debates entre estudiosos, magistrados especialistas, representantes do governo federal e da sociedade civil, além de conselheiros e membros do CNJ sobre problemas da infância e da adolescência.
O objetivo do Projeto Justiça na Escola, do CNJ, é aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e na prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes. Durante toda a semana, serão promovidos debates sobre temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, entre outros, com a participação de juízes, professores, educadores, psicólogos, alunos, pais, entre outros. A ideia é fomentar o trabalho conjunto entre a Justiça e as instituições de ensino no tratamento desses temas.

4 comentários:

  1. Eu sofri na pele a isso durante toda a minha juventude. Fui humilhado e rejeitado por não ter o padrão de beleza exigido e por ser tímido e inseguro. Carrego comigo esses traumas até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Nos anos setenta quando eu estudava ja existia coisa do tipo só que não era chamada de bullying. Eu ja passei por isso, eu e minha irmã.
    Eu sempre fui meio "ogro" e resolvia isso sempre na porrada e incrivelmente dava sempre certo. Minha irmã com varias incurssões nas diretorias por haver metido a mão em pessoas que tentavam desqualifica-la sofria do mesmo mal. Na verdade bullying nunca significou nada pra mim, quem pratica esse ato principalmente em escola são covardes, e com covardes tem se um jeito muito especial de agir, ô se tem!

    ResponderExcluir
  3. Eu também nunca passei por isso por ser muito briguento e não aguentar muita conversinhas de amiguinhos. Sempre fui timido e tive poucas namoradas o que pra mim foi uma "frustraçãozinha".
    Eu acho que o tal bullying se estabelece porque a vitima da espaço...Eu penso assim , mas posso estar errado.

    ResponderExcluir
  4. Amei esta frase: "Levarei desta vida a boa lembrança do bullying como o meu melhor certificado de fidelidade a mim mesma."

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!