sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quadrinhos: o desespero editorial, envelhecendo personagens

Já há algum tempo, somos bombardeados em gôndolas de supermercado com gibis cada vez mais apelativos, num desespero de marketing para vendê-los e acompanhando a tendência psicótica do povo que teme a morte com todas as forças, e que como tão bem explicou Lygia Fagundes Telles: cria para se eternizar.
 Assim, ao lado do Mickey, Donald, e outros os brasileiros decidiram envelhecer os personagens reforçando assim a idéia de que a pessoa estaciona na infância no período pré-adolescente das grandes descobertas hormonais. E mesmo que o espelho mostre um ser com pele de maracujá desidratado, lá está o gibizinho pra criar a ilusão de que o tempo não passou. E podem perguntar aos verdadeiros adolescentes: eles não curtem e acham ridículo aquilo.  Mas esta é apenas a minha louca opinião, a melhor até agora é a do genial amigo fiel e incrível cartunista, roteirista Laerçon J Santos, que copiei de seu blogzine



Vejam:

Esse pequeno artigo é somente uma opinião minha, e como somos livres para expressar todo tipo de opinião uma a mais ou uma a menos não faz a mínima diferença. Todos que me conhecem já sabem que eu e muitos outros da minha época crescemos lendo historias em quadrinhos, nos afinizamos com os nossos personagens e tudo mais, é também de conhecimento de todos que ja não lemos tantos quadrinhos como líamos antigamente. Não pelo fato de não gostamos mais, mas sim pelo fato de muitos terem sumidos das bancas, desaparecidos totalmente deixando o mercado para uma nova tendência dos quadrinhos, tendências essas que não me agrada muito. Uma das tendências que eu não gosto de jeito nenhum é esse negocio de envelhecerem personagens como aconteceu com a  turma da Mônica e com outros personagens consagrados como Luluzinha entre outros que nem vale a pena ficar citando. Eu sinceramente acho que se trata de uma falta de criatividade muito grande, e o medo de se criarem novos personagens e o “mercado quadrinhístico” atual reprovar, então como tudo hoje em dia é grana e lucro semi-fácil nada mais obvio do que investir em uma marca que já deu certo e trabalhar em cima dela, sendo assim pega-se um personagem consagrado, o envelhecem e continuamos com a sua saga, nada mais tranqüilo do que se criar um novo.
Tudo seria maravilhoso se fosse somente isso, mas não é. Eu acho que essa atitude mercadológica esquisitinha tira aquilo que o quadrinho nos deu sempre que foi o mundo da magia, o mundo que ninguém envelhece e ninguém precisa ficar trocando de roupas ou fazendo novos penteados todos os dias.
Aí alguém me diria: Essa nova tendência é um sucesso, mas até quando? Depois far-se-ia o personagem mais velho até ficar vovozinho e findando com a morte do personagem? Tudo isso me parece uma tentativa muito tosca de tentar ganhar um mercado fazendo com que o mundo da fantasia funcione como o mesmo marcador de tempo do mundo real.
Eu não sei qual o futuro dos quadrinhos já que não se dão oportunidade de grandes desenhistas e roteiristas criarem novos personagens. Eu não gosto desse negocio de envelhecer personagens, acho uma mérda.


É, Laerçon, deveriam criar uma lei para que não destruíssem o que nos foi caro na infância.

4 comentários:

  1. Na primeira vez em que vi na banca de revista essas edições da turma da Mônica Levinski e da Luluzinha pensei: "Que merda é essa?"
    O pior não foi só terem aderido a esse modismo, mas a falta de originalidade nas histórias é ridícula. Me lembro que tanto a Mônica quanto a Luluzinha foram na onda da saga Crepúsculo.

    ResponderExcluir
  2. Pior que é! Agora é tudo vampiro pra lá, pra cá, virando purpurina, eu era mais os Nosferatu. Vampiro que é vampiro tem que ser mofado, pálido, dormir em caixão! Vampiro criado no ''ovomaltino'', como diz o Gil Brother, é muito cocozinho! Mas, vivemos na era da marimunda e o cocozinho hidrocor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com vocês dois, estamos caindo num buraco sem fundo, alem do pessoal não criar nada novo em matéria de livros e personagens ainda destroem com o que ja foi criado anteriormente.
    Nos quadrinhos ja temos isso, e agora tambem na ordem dos "vampiros bunitinhus"...Ta tudo virando uma grande mérda!

    ResponderExcluir
  4. Meuuuuu!
    Eu pensava que eu éra o único que odiava o envelhecimento dos personagens, nunca comentava porque não queria ser o "tiozão chatão da hq", agora percebo que eu não era o unico silencioso da história...Impressionante!

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!