terça-feira, 26 de abril de 2011

Morte do corpo físico do guru Sai Baba


"Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju foi um guru indiano, considerado  um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino e não personagem de filme tonto). O próprio Sai dizia ser a segunda de uma tríplice encarnação: teria sido Shirdi Sai Baba, e futuramente será Prema Sai Baba. Nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Recebia milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema,nilayam=morada)".


Puttaparthi, Índia, 24 Abr 2011 (AFP) -O guia espiritual indiano Sai Baba, um dos gurus mais conhecidos da Índia, morreu na manhã deste domingo em um hospital de Puttaparthi, no sudeste do país, informou o centro médico.

"Sai Baba já não está entre nós fisicamente. Respirou pela última vez às 07h40 e morreu por parada cardiorrespiratória", informou em um comunicado o Instiuto Superior de Ciências Médicas de Puttaparthi, localizado no estado de Andhra Pradesh.

"Seu corpo será exposto durante dois dias, na segunda e terça-feira, para que seja reverenciado", completou a nota.

Sai Baba, 85 anos, estava hospitalizado havia mais de três semanas em estado crítico em sua cidade natal devido a problemas cardíacos, pulmonares e renais.

Depois de a notícia ser divulgada, milhares de indianos foram ao hospital para dar seu último adeus ao famoso guia espiritual.

A polícia teve de colocar barreiras para conter as massas, e pediu tranquilidade aos cidadãos depois de ter sido anunciada a morte do guru.

Devotos do guia deslocaram-se para Puttaparthi nas últimas semanas para realizar orações especiais, que pediam um milagre para que Sai Baba se recuperasse.

O guru tinha milhões de seguidores no mundo todo, que lhe atribuíam poderes sobrenaturais, como fazer objetos aparecerem ou curar doenças em fase terminal.

Entre seus admiradores encontram-se o ex-premiê da Índia Atal Bihari Vajpayee, a lenda do críquete indiano Sachin Tendulkar e a atriz de Hollywood Goldie Hawn.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, disse que o país chorará profundamente a morte de Sai Baba, que "era uma inspiração para as pessoas de todas as fés".

"Era um líder espiritual que inspirou milhões (de pessoas) a levar uma vida moral e coerente, inclusive se seguiam a religião que queriam", disse Singh, que completou que o guru ensinou "os ideais universais da verdade, boa conduta, paz, amor e não violência".

O guia era considerado por seus devotos como a reencarnação de um homem sagrado, Sai Baba de Shirdi, que morreu em 1918.

Sua organização fundou projetos sanitários e educativos em toda a Índia, incluindo hospitais e clínicas, que asseguravam poder curar doenças.

Um de seus maiores seguidores e que mais lhe ajudou economicamente foi o ex-proprietário da rede de restaurantes Hard Rock Café, Isaac Burton Tigrett, que viveu em Puttaparthi e doou grande parte de sua fortuna à fundação de Sai Baba.

fonte: UOL notícias.


Humildemente, como despedida, oferecemos esta lindíssima flor de lótus, cuja beleza nos faz sentir a eternidade!

2 comentários:

  1. Eis que mais um dos espíritos livres retorna ao velho ciclo. É a simultaneidade da vida nesta esfera terrestre. Que o eco de suas obras ressoem sobre as paredes aflitas de nosso pensamento. Que seus ideais de verdade, bondade e amor, indiferentes a qualquer tipo de religião ou credo, penetrem a inflexível e terrena vontade humana.
    É bem certo que antes de seu retorno, ele estará presente nos acordes silenciosos da sinfonia universal, sendo assim, ouçamos a perfumada voz do silêncio, pois é através dela que as cortinas do universo se abrem para que contemplemos o espetáculo que é a vida.

    Carpe diem.

    ResponderExcluir
  2. É tão rara a visita aqui e de uma pessoa tão inteligente e sintonizada com o eterno, obrigada, Vi, e seja mega benvindo.

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!