sábado, 10 de dezembro de 2011

O primeiro carro elétrico

Enquanto até nas cidades pequenas o trânsito é cada dia pior devido ao tamanho e a quantidade de carros enormes, cada vez mais cheios de frescuradas do tipo ar condicionado e direção hidráulica e outras coisas que transformam os motoristas e mongolóides de braços flácidos, não posso deixar de ficar viajando no sachet de maionese que nos acompanha durante jornadas tediosas de três horas ao invés dos 15 minutos que deveriam durar.

Uma solução para todo este infortúnio seja um veículo elétrico.  Na definição da maravilhosa wikipaedia:


é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou uma carga específica. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados Zero-Emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável pois são bastante silenciosos.

Não fosse o Brasil ( que adoraria pedira para parar que eu quero descer) um país que só gosta de preservar a memória das mais recentes globestas, saberíamos que o nosso Santos Dumont (uma das vítimas mais célebres da depressão e deste estado de coisas) já havia desenvolvido um carro elétrico muito antes de assombrar o mundo com a possibilidade de voar. Mas isso é desinteressante para os súditos da mulher melância.


No entanto, vejam que maravilhoso post clonei do http://fotolog.terra.com.br/toro


Postado por Candeias em 18/04/2009 05:21

SANTOS DUMONT E O CARRO ELÉTRICO PEUGEOT
Santos Dumont, depois de oferecer em 1898 aos Irmãos Peugeot um projeto para fabricação de carro elétrico, uma espécie de “carro ecológico” para transporte urbano, faz um passeio no protótipo pelas ruas de Paris. Quem sabe, com esse gesto, não teria sido ele um dos primeiros homens públicos a defender o meio-ambiente?
Tratava-se de um pequeno quadriciclo, movido a duas baterias, permitindo uma velocidade de 10 km/h.
Na foto: 1 – Eugène Peugeot. 2 – Santos Dumont. 3 – Armand Peugeot. 4 – nome não anotado.
Esta fotografia se encontra na Concessionária Peugeot, na Av. Pontes Vieira, 1110 – Fortaleza – CE



Só nos resta nos armar de mais um kit de sobrevivência incluindo água, sal de frutas, dramim e algumas torradas a cada vez que não for possível nos deslocar de bike ou a pé.
Se algum dia um carro elétrico chegar ao Brasil, além de nove lugares ainda terá o preço acima de 50 mil reais.

2 comentários:

  1. Enquanto não acabar o petróleo, nada muda!

    ResponderExcluir
  2. muá rá rá rá rá, vamos torcer então! O ser humano (brasileiro) só vai no empurrão!

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!