terça-feira, 20 de abril de 2010

Manifestantes agredidos em protesto contra maltratos a animais

Todos sabem do meu amor incondicional por Santa Catarina, especialmente por Pomerode, Blumenau, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Praia da Armação e adjacências. Por isso é com o maior desapontamento e decepção que passo a reproduzir o artigo do Portal da ILha:
Ontem, domingo (18 de abril) um grupo de aproximadamente 20 ativistas pelos direitos dos animais das ongs AMA Bichos de Pomerode, Oba Floripa e Instituto Ambiental Ecosul de Florianópolis e ApraBlu de Blumenau, com apoio da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal se reuniram em frente ao local onde ocorrem as cruéis e violentas “Puxadas de Cavalos”, no município de Pomerode-SC, numa manifestação ordeira e pacífica contra o sofrimento dos animais usados no evento.



Pela manhã, durante a concentração para a manifestação, foi solicitada por várias vezes a presença de uma viatura da Policia Militar, visto que todos os adeptos do evento que passavam proferiam agressões verbais e ameaças, solicitação que não foi atendida.



Em torno de 14:00 horas, os manifestantes se postaram ordeira e silenciosamente em frente ao local onde os animais disputavam as provas com faixas e cartazes pedindo o fim das “puxadas”, acompanhados por equipes das redes TV Band e RIC-Record e do jornal local. Em seguida começaram a ser hostilizados e agredidos com ovos podres, pedradas, pauladas, chutes, socos e todas as formas de violência, por uma multidão ensandecida e alcoolizada de aproximadamente 50 adeptos da crueldade, incentivados pelos demais em torno de 200 participantes sob os gritos de atira, lincha, bate, mata... Crianças assistiam e se divertiam com a violência dos adultos.



O resultado do massacre que se prolongou por aproximadamente 15 minutos foi a fratura de fêmur da diretora da ApraBlu Bárbara Lebrecht, fratura craniana da Patrícia voluntária da ApraBlu e da Zaza Presidente da Ama Bichos, ferimentos generalizados em mais dois ativistas e no cinegrafista da TV Band que teve a sua câmera destruída, além da destruição de uma câmera de filmagem e duas máquinas fotográficas digitais dos ativistas.



Face à informação de que estaria havendo um linchamento no local, após 30 minutos da pancadaria, viaturas da Policia Militar e duas ambulâncias compareceram ao local onde os ativistas tinham se refugiado e tentavam se recuperar, para as providências de praxe.


As “puxadas” consistem em atrelar a cavalos uma espécie de trenó com pesos que podem chegar a 2500 kgs. e o animal que conseguir arrastar a carga mais longe vence a prova. Centenas de pessoas se reúnem no local durante todo o dia bebendo, apostando e assistindo as provas.


Instituto Ambiental Ecosul


Estou extremamente chocada, decepcionada e ainda mais revoltada por saber que uma moça foi agredida com um pedaço de pau com um prego enferrujado que causou a fratura craniana. Isso sem contar que, seja agressão violenta a ponto de causar fratura do femur, ou um "leve tapinha nas costas" como tem sido apregoado por aí, tudo isso é extremamente covarde.
O único saldo positivo disto tudo é que agora os anmais terão mais atenção pelo menos da imprensa, senão das autoridades.
Ainda mais indignados nos sentimos quando ouvimos notícias sobre o desejo de um grupo que quer instituir rodeios, verdadeiras farras do boi, na região de Blumenau.

Já que desejam tanto eventos com os animais, proponho que coloquem uma enorme arena onde os valentões sejam desarmados e os cavalos, touros e seus correlatos sejam soltos para aí sim, farrear em condições de igualdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!