quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Face secreta

Ah, os meandros da alma humana...
Nada como surpresas para nos fazer viajar em maioneses tão cor de rosa como as coloridas por beterrabas! E a mais surpreendente (perdoem a redundancia) foi descobrir a generosidade ainda maior de uma grande pessoa de quem eu nunca suspeitei ser capaz de tanta superioridade! Ontem foi um dia de descobertas, surpresas, choques, mas com um saldo equilibrado.
Desde que inventaram a internet, a vida real tem sido sabotada pela vida virtual e pelas frases copiadas e coladas que mesmo vazias de sentimento conseguem demolir vidas que se teve trabalho para construir. Fiquei olhando ontem uma ex-amiga, ex-mãe e ex-esposa, agora uma envelhecente (*), degradada, se expondo no meio da rua, aos berros, acusando outra pessoa injustamente por causa de um pilantra de msn que pôs pilha, como todos. E esta amiga generosa, ali, mantendo duramente sua neutralidade, apoiando o mais fraco, estendendo a mão amiga, sendo prejudicada por ter feito a coisa certa: dar abrigo a alguém numa noite de tempestade. Mas o pior foi esta criatura querer prejudicar uma criança, tentando obrigá-la a mentir.
Vinganças, egoísmo, coisas que nunca deixam de me surpreender!
Mas o que mais me choca, até por eu já ter vivido esta situação, é o fato de certas mães pensarem que os filhos são marionetes, mesmo que sua manipulação vá arruinar suas vidas para sempre, mais a da criança, claro, que as delas, que já não são grande coisa!

Pelo menos pude ver outra face oculta, a da grande amiga, generosa e inteligente, por que não dizer, sábia mesmo, que com sua atitude fez com que nós todos aprendessemos um pouco mais.


(*) Sei lá se já coloquei antes, envelhecente é aquela pessoa que mesmo tendo passado dos 30 insiste em se vestir de molequinho de 10 anos ou menina de 15, o que os torna ainda mais longe da infância e mais perto do reumatismo. E não se travestir de um tempo que ficou para trás e que não combina mais com eles, mas preservar as mesmas manias acéfalas se expondo a um ridículo imenso, sendo alvo de chacota da humanidade e se achando incrível, sem noção dos olhares alheios!

2 comentários:

  1. É como me dizia a minha psicóloga. Quando insistimos em manter certos comportamentos e manias do passado, é como se quiséssemos usar uma roupa antiga que já não nos serve mais.

    ResponderExcluir
  2. Pior que é! Eu continuo fazendo tudo que sempre gostei, ouvindo as mesmas bandas às vezes, indo à praia, mas sei que estou à anos luz de um corpo magrinho e lisinho, pele fesquinha. Mas tem gente que, literalmente, não se enxerga! Até o efeito do tempo no corpo já é pra fazer a pessoa se tocar que tem que ir pra frente!

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!