domingo, 14 de agosto de 2011

No raio x de Grey´s anatomy

Sempre curti muito este seriado que tem no título o sobrenome da protagonista Meredith,  uma cirurgiã interna (o que aqui se chama residente, acho) do primeiro ano no Hospital Seattle Grace, o programa cirúrgico mais rígido da Harvard, que com seus outros colegas, também internos Cristina, Izzie, George e Alex. Todos eram apenas estudantes até antes do começo do seriado. Agora são médicos e, o trabalho bem executado e bem sucedido é literalmente uma questão de vida ou morte. É muito bom ver como todos tentam conciliar os altos e baixos do trabalho e suas questões pessoais. Neste mundo estressante, eles tentam criar amizades, e como bem descreve o portal terra:


''A ambição médica de Meredith é ofuscada por um preocupante segredo: sua mãe, uma notável e pioneira cirurgiã, está lutando contra uma trágica e devastadora doença. Cristina Yang (Sandra Oh, "Sideways - Entre Umas e Outras") é um estudo em contradição; altamente competitiva e facilmente conduzida, ela evita pedir qualquer favor para fazer tudo sozinha. Isobel "Izzie" Stevens (Katherine Heigl, "Roswell") é uma garota do interior que cresceu na pobreza e, apesar de pagar por sua carreira médica trabalhando como modelo, ainda continua lidando com sua auto-estima. George O'Malley (T.R. Knight) é o carinhoso porém inseguro garoto que mora na casa ao lado, e que sempre consegue fazer ou dizer a coisa errada no momento errado. Apesar de sua atração pelas mulheres, ele é tratado como "apenas uma das garotas". E Alex Karev (Justin Chambers), o interno que os outros internos adoram odiar, disfarça suas raízes na classe operária com arrogância e ambição.

Os internos são guiados por uma estabelecida equipe de médicos que estão determinados a transformá-los em habilidosos cirurgiões ou acabar com o sonho deles: Miranda Bailey (Chandra Wilson), uma residente do último ano que é responsável por treiná-los, e que também é conhecida por seu apelido de "A Nazista"; Derek Shepherd (Patrick Dempsey, "Once and Again") é um galanteador, porém muito competente, cirurgião que compartilha sua proibida e inegável atração sexual por Meredith; a arrogância de Preston Burke (Isaiah Washington) fica atrás apenas de sua habilidade com o bisturi; e supervisionando todos eles está o Dr. Richard Webber (James Pickens Jr., "The Lyon's Den"), o paternal chefe da cirurgia.''

Pessoalmente, adoro e não perco um capítulo, quem já assistiu, nem que seja alguns trechos, sabem com que maestria os autores e roteiristas conseguem nos hipnotizar com questões além do trabalho estressante, mas também polêmicas e universais como aborto, traições, vícios, opções sexuais e de vida, e a situação de pressão que a própria vida já cria sobre os profissionais de toda área, mas que pesam ainda mais se a área escolhida for a que lida com vidas humanas.

Aqui no Brasil a série é exibida na Tv aberta, provavelmente no SBT ou Record, mais entusiastas dos bons Tv shows, e no canal Sony.

2 comentários:

  1. Realmente é uma série e tanto. Uma roupagem mais sofisticada e interessante sobre o bom e velho ER, ou Plantão Médico, como era conhecido por aqui. De muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  2. E batatal pra que saibam que ser médico é mais que andar de carro zero!

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!