sábado, 5 de maio de 2012

Roy Orbison - o pioneiro da voz triste!

Roy Kelton Orbison nasceu em 23 de abril de 1936 às 3:30 pm, em Vernon, no Texas. Nadine, sua mãe, era uma enfermeira. Orbie Lee, seu pai, um trabalhador (ajudante geral). Roy era o seu segundo filho. Para o seu sexto aniversário, Roy pediu uma gaita, mas, felizmente, seu pai lhe deu um violão. Orbie Lee é que  ensinou Roy a tocar guitarra. No entanto, ele também aprendeu com Charlie Orbison, irmão Orbie Lee, e Kenneth Schultz, irmão de Nadine. Juntamente com Clois Russell, vizinho de Orbie Lee e colega de trabalho, muitas vezes tocaram e cantaram. A primeira música Roy já foi o clássico "You Are My Sunshine". Ele aprendeu muito rapidamente, assim ele poderia ficar até tarde com os adultos e cantar.
A família mudou-se em 1942 para Forth Worth,  encontraram emprego nas fábricas de munições e aeronaves que haviam sido ampliados devido à entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Mas, devido à epidemia de pólio em 1944, Roy e seu irmão mais velho Grady foram mandados de volta para viver com sua avó materna, uma divorciada, em Vernon. Roy Orbison escreveu sua primeira canção, "um voto de amor", em frente à casa de sua avó no mesmo ano. Em 1945 ele entrou e ganhou um concurso em KVWC em Vernon e isso levou ao seu próprio programa de rádio cantando as mesmas músicas todos os sábados. Em 1946, um programa de medicina veio à cidade e Roy entrou o talento concurso de canto "Mountain Dew" e "Blon Jole", e empatou em primeiro lugar com um garoto de 15 anos de idade. Com o final da guerra, a família mudou-se para o Texas. Ele formou aos 13 anos sua primeira banda: The Wink Westerners.
Em 1951 Roy já tinha se apresentado no rádio, na rádio Kerb, em Kermit. Conseguiram o patrocínio para apresentações uma vez por semana antes da escola. Começaram a fazer arranjos para as big bands e durante o verão Roy trabalhava em trabalhos duros e então foram contratados para tocar em baile. Em 1954, após terminar o High School, Roy voltou para casa e tocaram na cerimônia de ano novo. Roy tocou com uma banda que era contratada da Columbia, pensando que seria contratado, mas isso não aconteceu.
Matriculado em geologia na faculdade, Roy tocava cada vez mais rock´n roll e conseguiram um programa de Tv em Odessa, onde se apresentaram Elvis Presley e Johnny Cash.

Passaram a viajar e tocar em sessões de cinema e nesta tour estavam Carl Perkins, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis entre outros. Foi contratado pela SUN.
Os Everly Brothers gravaram uma música sua - Claudette - ( que ele compos às pressas em uma tampa de caixa de sapato)!  e após isso ele passou a ter suas músicas gravadas por Buddy Holly, Jerry Lee Lewis , entre outros!
Fazendo sucesso em Nashville, seu próximo hit foi a clássica Only the Lonely. Running Scared alcança o número 1 nos USA e depois vieram Crying, Candy man e muito sucesso.


Oh Pretty Woman foi gravada em 1964, recebendo ofertas da MGM e o primeiro single Ride Away foi sucesso. Mas, em 1966 sua esposa Claudette morreu em um acidente de moto, caindo da sua traseira
Mais tarde, em 1968 dois de seus três filhos morreram quando sua casa em hendersonville (comprada de Johnny Cash)  foi incendiada
Roy teve que continuar sua tournée mas o sofrimento o impedia de escrever músicas. Sofreu um processo de falência que quase pôs fim a sua carreira.
.
Em 1968 Roy conhece Barbara, uma garota alemã que se muda para os US e eles se casam e constroem uma casa, próxima da que queimou antes.
Tentando reconquistar o sucesso, Roy fez uma tour pela Ásia, Europa e Austrália e isso lhe resultou numa cirurgia cardíaca.
Com a regravação de seus sucessos, Roy reconquista a fama. Participa e produz o Travelling Walburies com George Harrison. 
Em 1987 Roy foi indicado ao Hall of Fame e faleceu em 1988. Após sua morte, o sucesso You got it o colocou novamente entre as estrelas.


Esquerda - Foto de Roy e sua primeira esposa, Claudette.


Direita - Roy e Barbara
Por uma coincidência sua viúva Bárbara morreu na mesma data de falecimento de Roy, no 23o. aniversário de morte do cantor! Certamente, isso quer dizer alguma coisa!
Roy Orbison posa ao lado da mulher, Barbara, em foto de 1969

Um comentário:

  1. Certas vozes nunca deixarão de reverberar pelas paredes incólumes da memória.

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!