quinta-feira, 22 de março de 2012

Leo Fender - inventor da guitarra !

Hoje lamentavelmente faz 21 anos que o perdemos, e como a minha história passa obrigatóriamente pela história da guitarra, compartilho como vocês a biografia deste incrível ''lumen'' que desceu à terra para tornar nossa vida menos insuportável.

Leo Fender  - Biografia

www.freeinfosociety.com/site.php?postnum=808 - 

Tradução minha.

Clarence Leonidas Fender nasceu em 10 de agosto de 1909. Desde cedo, Leo mostrou interesse em mexer com eletrônica. Quando ele tinha 13 anos, seu tio, que dirigia uma loja automotiva, elétrica, enviou-lhe uma caixa cheia de peças de rádio descartados de carros, e uma bateria. No ano seguinte, Leo visitou a loja de seu tio em Santa Maria, CA, e ficou fascinado por um rádio que seu tio tinha construído a partir de peças de reposição e colocado em exposição na frente da loja. Leo mais tarde afirmou que a música alta vinda do alto-falante do que o rádio teve uma impressão duradoura sobre ele. Pouco depois, Leo começou a reparar rádios em uma pequena loja na casa de seus pais. Na primavera de 1928, Leo formou-se na Fullerton High School, e entrou no Fullerton Junior College , em contabilidade. Enquanto ele estava estudando para ser um contador, ele continuou a ensinar-se a eletrônica, e mexer com rádios e outros aparelhos eléctricos. Ele nunca teve qualquer tipo de curso de eletrônica enquanto estava na faculdade. Após a faculdade, Fender teve um emprego como entregador de gelo na Cold Storage Company, em Anaheim, onde mais tarde foi feito o guarda-livros. Foi nessa época que um líder da banda local, se aproximou Leo, perguntando se ele poderia construir um sistema de som público para o uso da banda em bailes de Hollywood. Fender foi contratado para construir seis destes sistemas de PA. Em 1933, Fender conheceu Esther Klosky, e eles se casaram em 1934.  Nesse tempo, Leo começou a trabalhar como um contador para a Rodoviária da Califórnia Departamento em San Luis Obispo. Em um governo depressão, o trabalho de Leo foi eliminado, e então ele conseguiu um emprego no departamento de contabilidade de uma empresa de pneus. Depois de trabalhar seis meses, Leo perdeu seu emprego junto com outros auditores da empresa. Assim, em 1938, com  US $ 600 (dólares) emprestados, Leo e Esther voltaram a Fullerton e Leo começou a sua própria loja de consertos de rádio, conhecido como "Fender Radio Service "Logo depois, os músicos e líderes de banda começaram a vir para Leo procurando sistemas de PA, que ele começou a construir, vender e alugar, e para a amplificação para os violões amplificados que começam a aparecer na cena musical do sul da Califórnia, na big band de jazz e música , e para as elétricas "havaianas" ou "volta" guitarras de aço  se tornando populares na música country. Durante a Segunda Guerra Mundial, Leo encontrou Clayton Orr "Doc" Kauffman, um inventor e um jogador, que tinha trabalhado para Rickenbacker Guitars, uma empresa que tinha vindo a construir e vender guitarras de aço por uma década. Embora com Rickenbacker, Kauffman teinha inventado o "Vibrola Tailpiece" ... o precursor do "vibrato" mais tarde ou "tremolo". Leo convenceu Doc que eles deveriam se juntar, e eles começaram a "K & F Manufacturing Corporation", para projetar e construir guitarras amplificadas havaianas e amplificadores. Em 1944, Leo e Doc patentearam uma guitarra lap steel, que tinha um captador elétrico já patenteada pela Fender. Em 1945, eles começaram a vender a guitarra, em um kit com um amplificador desenhado por Leo. No início de 1946, Leo tinha decidido que a construção e venda de instrumentos musicais e amplificadores seria muito mais rentável do que repará-los. Doc não estava convencido, saiu fora da empresa, e eles se separaram. Leo mudou o nome da empresa para "Instrument Company Fender Electric", e especializada em guitarras Fender lap steel, e amplificadores. No início da Segunda Guerra Mundial, foi claramente demonstrado que os circuitos elétricos tinham que ser resistente para suportar os rigores do uso militar. Leo percebeu que amplificadores deveriam ser igualmente robustos para suportar o abuso que receberiam por músicos que viajam, então ele projetou amplificadores Fender para ser extremamente resistente. Durante 1946, a Fender projetou e começou a fabricar o Deluxe, o profissional, eo Professional dupla, juntamente com o Princeston, um amplificador de prática de 4 watts. Empurrando de 18 a 45 watts, estes eram facilmente os amplificadores mais poderosos produzidos comercialmente. Com chassi de aço pesados, placas de controle cromados, e os cascos de pinheiros pesados ​​cobertos com tecido tweed, amplificadores Fender pegou imediatamente. Em 1948, Fender começou o "Campeão" (Champion) série de ampères prática, que acabou sendo chamado de "Champ" e tornou-se o amplificador mais popular construído. Também em 1948, o engenheiro George Fullerton foi contratado por Leo, iniciando uma parceria e amizade que duraria por mais de 40 anos. Por esta altura, todos disponíveis comercialmente amplificado "estilo espanhol" (não-colo estilo) guitarras eram violões com captadores. Rickenbacker tinha projetado uma guitarra estilo espanhol feito de baquelite, um antecessor de plástico, em 1935, e, certamente, Leo estava ciente de sua existência a partir de Doc Kauffman. 15 quilômetros de Fullerton, inventor e guitarrista Les  Paul estava experimentando uma guitarra elétrica, com um corpo sólido "pescoço espanhol "  que  foi chamada "log o". Mas, praticamente Leo teve a idéia para a concepção de guitarra estilo espanhol elétrica, um corpo sólido, sendo o primeiro do país. Merle Travis, havia projetado uma guitarra elétrica de corpo sólido e teve uma construído para ele por Paul Bixby, um outro sul da Califórnia. Em 1948, Leo Fender começou a trabalhar em uma guitarra estilo sólido corpo espanhol elétrica. Na primavera de 1950, o primeiro  produzido em massa disponível comercialmente, guitarra estilo espanhol de  corpo  sólido elétrico foi apresentada, a Esquire Fender. A Esquire tinha uma picape, o corpo era um pedaço sólido de madeira de freixo, o pescoço era um pedaço sólido de madeira de bordo sem um tensor inserido, e foi fixado sobre o corpo em vez do método tradicional de colagem do pescoço ao corpo; as cabeças de ajuste foram localizados todos de um lado do pescoço, e foram concebidos de forma que as cordas foram paralela ao corpo da guitarra a partir da cabeça de ajuste para a ponte. A Esquire tinha um tom de seletor, um botão de volume e um botão de tom. Foi disponíveis, duas cores, preto com um prato branco, zero e semi-transparente "louros caramelo" com uma placa zero branco. A maioria dos modelos iniciais eram da cor último. Em junho de 1950, Fender adicionou um modelo de dois captadores da Esquire, e em novembro, adquiriu um tensor pescoço, e foi rebatizado de "Broadcaster".Em 1951 adiantado, Gretch empresa Instrumento Musical enviou um telegrama a Leo, queixando-se de seu uso do nome "Broadcaster", como Gretch tinha uma linha de tambores chamados "Broadkaster". Temendo ações legais, e sendo um recém-chegado à indústria de instrumentos musicais, Leo parou imediatamente de colocar a etiqueta em nome das emissoras, até que ele pode vir  com um nome adequado novo. As guitarras fabricados neste período intercalar são agora conhecidos como "nocasters" e são raros e extremamente desejadas. Em 1951 atrasado, Leo mudou o nome para "Telecaster", procurando relacionar a guitarra para o novo meio e cada vez mais popular da televisão. A Esquire, Radialista, e Telecaster pegou rapidamente, principalmente com os guitarristas da música country ... provavelmente porque música country era extremamente popular no sul da Califórnia no momento. Dentro de um ano ou dois, o Chicago Blue Waters, do guitarrista Muddy pode ser visto tocando uma. Seu distinto som "fanhosa" tornou-se um padrão para a música country, e permanece até hoje. A Telecaster  de 2000 é relativamente inalterada desde a Telecaster original. A "contra-baixo" ou "double bass" era um problema para a maioria das bandas. É grande, pesado, difícil de conseguir ampliar, e é facilmente danificada. O primeiro  baixo de corpo sólido, com trastes, elétrico foi introduzida pela Audiovox, em 1935. É realmente nunca pegou, obviamente, devido à falta de amplificação apropriada. Em 1951, Fender introduziu o Precision Bass, um contrabaixo de recolhimento único  corpo sólido com um 34 "da escala. Com um pescoço trastes, e um corpo duplo cutaway, o baixista era capaz de tocar " com precisão ", daí o nome . No início de 1952, Fender apresentou "O Bassman" amplificador, um amplificador de 35 watts projetado para o Precision Bass Nota do autor:. supostamente, o Precision Bass pegou imediatamente Esta popularidade inicial foi, obviamente, em bandas de jazz, porque o baixo elétrico não é. encontrado em pop, blues, rock and roll ou até 1955-1956. Em blues e primórdios do rock and roll, o contra-baixo, muitas vezes serviu como um instrumento de percussão, bem como um instrumento de cordas. Apesar da popularidade imediata da Telecaster, havia muitos guitarristas que realmente não se importam com a sua qualidade sonora "fanhosa", e muitos guitarristas queixaram-se de suas bordas afiadas desconfortavelmente ''morder'' seus lados enquanto estiveram tocando por longos períodos de tempo. Para responder a estas queixas, em 1954 Fender introduziu a Stratocaster. Com três captadores ao invés de duas, uma forma moderna , contorno corporal, lembrando as "asas" que estavam começando a aparecer nos carros, um "tailpiece vibrato" que permitiu o guitarrista a "dobrar" as notas, e um nome que fazia pensar de espaço sideral, o "Strat" ​​foi um sucesso instantâneo, e eventualmente se tornou a guitarra mais popular única elétrica. O estilo Strat do corpo contornado seguido até o Precision Bass. O amp Bassman passou por várias mudanças através da década de 1950. Em 1958, Fender começou utilizando o desenho do circuito designada "5F6-A", e este circuito especial foi usado até 1960. Apesar de um amplificador de baixo medíocre, os guitarristas amaram a força deste amp, e tornou-se muito mais popular para guitarras do que baixos, muitas pessoas consideram que ele seja o amplificador de guitarra perfeito. Na década de 1960, muitos fabricantes de amplificadores de guitarra projetados baseados fora deste circuito ... incluindo Jim Marshall. Um amplificador baseado no 5F6-A com algumas modificações lançados amplificadores Marshall. Em 1960, Fender introduziu o "modelo de luxo" do Precision Bass. Leo sentiu que um pescoço fino  iria atrair para músicos de jazz, e ajudar na transição da posição vertical para baixo elétrico. O corpo era menos simétrico do que a precisão, mais parecido com a Jazzmaster recentemente introduzidas e  guitarras Jaguar. As duas pickups que se opõem à divisão de recolhimento único no Precision Bass padrão deram-lhe um som totalmente diferente. A Telecaster, Precision Bass, Stratocaster e Jazz Bass são testamentos para a inovação de Leo Fender. Todos os quatro instrumentos permaneceram extremamente em versões populares, e os modernos mudaram muito pouco a partir dos desenhos originais de Leo. Da mesma forma, amplificadores do Leo de "Tweed"  são considerados por muitos os melhores amplificadores já feitos, e os originais valem grandes somas de dinheiro. Além disso, no final dos anos 1990, principalmente devido à a internet, ea disponibilidade renovada de tubos de vácuo de qualidade, uma nova indústria começaram a surgir, amplificadores de boutique. ampères Boutique são cópias de alta qualidade de mão construídos de amplificadores clássicos e os mais populares estão o 5F6-A Bassman, o Champ 5F1 ( desenhado por Fender em 1955), o Deluxe 5E3 (também 1955), e as gêmeas 5E8-A (também 1955). Cópias destes amplificadores são também muito popularmente construída pelo faça-você-mesmo, e os kits estão disponíveis desses circuitos por várias empresas. Leo trabalhou fervorosamente em 1960. Ele era um workaholic, geralmente trabalhando até tarde da noite, e muitas vezes trabalhando sete dias por semana. Ele trabalhou muito nos negócios e de I & D lados da empresa. No início de 1964, ele ficou totalmente exausto, e sua saúde estava falhando. No final de 1964, ele foi abordado pela Columbia Broadcasting System (CBS), que estava procurando entrar no negócio de instrumento musical. No final do ano, Leo vendeu sua empresa amado CBS por US $ 13 milhões. Parte do acordo entre a CBS e Leo foi uma "cláusula de não concorrência". Leo concordou que ele não iria participar da indústria de instrumentos musicais  10 anos após a venda. Em 1971, Leo, Forrest White, e Tom Walker, formaram uma nova empresa chamada "Tri-Sonics, Inc". Leo e Tom começou a desenhar amps, e Forrest começou a desenhar guitarras, tudo cuidadosamente projetado para não ser confundido com instrumentos CBS Fender. Mais tarde, eles mudaram o nome para "Musictek, Inc" e, em janeiro de 1974, a "Musicman, Inc". Durante este tempo, Leo não assumiu um papel ativo na empresa, e não até 1975, quando foi oficialmente anunciado que ele havia sido eleito presidente da empresa. Musicman teve bastante sucesso no início, mas os anos 1970 foi uma época difícil para os fabricantes de guitarra e amplificador. Eles fizeram amplificadores robustos e guitarras funcionais com componentes eletrônicos avançados. Em 1979,   a amada esposa de Leo, Esther, morreu de câncer. Ele se casou novamente em 1980. Por 1985, o desempenho da empresa era ruim o suficiente para que Leo saisse, e a empresa foi vendida para Ernie e Sterling. Depois de deixar Musicman, Leo mais uma vez se juntou a George Fullerton, e eles formaram G & L Guitars. G & L Guitars foram denominadas semelhante às guitarras originais Fender, com algumas diferenças cosméticas, mas teve recursos eletrônicos muito mais modernos e sistemas de tremolo. Leo continuou a aperfeiçoar os projetos que ele tinha originalmente criados, e recebeu muitas patentes para seus projetos posteriores de pickups e sistemas de tremolo, desenhos e pescoço. Leo trabalhou na G & L todos os dias ... na verdade ele foi trabalhar no dia antes de sua morte em 21 de março de 1991 ... apesar de ter vários pequenos acidentes vasculares cerebrais e doença de Parkinson. Ele permaneceu o mesmo homem que sempre tinha sido, trabalhando duro, obsessivo, simpático, modesto ... sua xícara de café era um copo de isopor com "Leo" escrito na lateral com um marcador preto. Este homem, que, sozinho, mudou a indústria da música, e fez mais do que qualquer uma outra pessoa para criar a  guitarra elétrica moderna, embora nunca tivesse tido aulas de piano quando criança, e tocou saxofone na banda da escola alta, aprendeu a tocar guitarra. 

artigo escrito por Frank Stroupe


Um capítulo a parte foi a parceria entre ele e Dick Dale, que criou a Surf músic no final dos anos 50. Ele trabalhou com Leo Fender para projetar amplificadores de alta potência, que por sua vez permitiu à músicos rock tocar mais alto.
 
Mas esta fica sendo outra história, para outro ''por de sol'' - ou por no blog!

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