quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Berro do Fábio


 Este blog, orgulhosamente apresenta um bate papo com o editor d'O Berro zine, do Pençá, hoje na blog-zinesfera, com o já comentado e sempre visitado


nosso querido Fábio da Silva Barbosa, um ativista, jornalista, editor e dos últimos pilares da cultura alternativa, em Niterói e em todo o Brasil. (****)



Como tudo começou: seu interesse por escrever, pela contra cultura...

É difícil dizer onde tudo começou. Pode ter sido quando era espancado na escola ou quando conheci o verdadeiro RocK. Seria difícil dizer.

Um artista, poeta e ativista, o que você considera mais preocupante na arte hoje:

O que mais preocupa é o acomodado. Ele não faz porra nenhuma e finge que nada está acontecendo. De resto tá tudo certo. Vale tudo.

Quem são seus maiores ídolos vivos?

Não tenho mais ídolos. Isso não faz mais sentido para mim.

Quem foram seus maiores inspiradores (já no Olympo):

Minha maior inspiração vem do caos cotidiano e minha maior motivação é saber que a todo momento tem alguém que eu possa ajudar. Não que me sinta importante por isso, mas minha motivação é saber que tudo que eu faça tem um objetivo. Mesmo quando ligo o foda-se tem algo por trás. Mesmo quando eu não sei.

Você vem da época em que fanzine era atitude, especialmente cultura, mesmo sendo uma contra-cultura, como você lida com a banalização deste conceito (chegou a ser nome de programa de TV)?

A banalização é sempre uma coisa triste de assistir. Mas isso acontece graças ao comodismo e a covardia de muitos que além de não ajudar, atrapalham. Esses estão fazendo hora extra no mundo.


A tendência em transformar os antigos fanzines, veículos de expressão dos excluídos da mídia e protesto, em mangás e vitrine de historinhas em quadrinhos e personagens, veio para acabar com os zines culturais, especialmente os de textos?

Enquanto eu estiver por aqui não acaba. Acredito que tenha mais uma meia dúzia que pense da mesma maneira.

Como você vê os grupos que se formaram setorizando o underground, formando elites que se auto endeusam, criando reputações nem sempre correspondentes a realidade?

Sempre houveram vendidos. Aliás, acabei de falar exatamente sobre eles. Tomara que algum dia essa praga seja pulverizado.

Um ativista no Rio, já tão dilapidado pelas elites e tripudiado pelo governo, como é sua atuação?
Ação direta e sem tempo a perder. A vida é isso. Só lutar. Sem tempo a perder.

Uma frase:
Que se foda!!!

Uma cor:
Todas

Hora de dizer bye bye:
Que esse ciclo chegue logo ao seu finito e que o dia de amanhã deixe o de hoje no ontem



Se achar alguma coisa tonta, pode falar!

Acreditem!!! É possível!!!! Vamos em frente!!!

Obs.: tontos somos nós! Mas, graças a estes maravilhosos loucos, a tontisse vai diminuindo!




(****)  Recebi depois de publicar este aviso do querido Fábio:




Só um detalhe: Atualmente sou ex editor do O Berro. Me afastei desse zine por excesso de trabalho. Não tava conseguindo dar conta de tudo e esse foi um dos projetos que tive de me afastar. Atualmente O Berro continua rolando pelas mãos do Winter Bastos. De zine hoje eu to com o Pençá e dando atenção especial para o impresso do Reboco Caído.

3 comentários:

  1. É isso aí!!! Vamos vivendo dando um valor real à vida. Valor esse que não seja direcionado apenas pelo dinheiro e sim pela existência útil.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo espaço. Tamo junto e misturado. Sempre em frente.

    ResponderExcluir
  3. Um mestre por um mestre. Impressionante!

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!