sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Quem foi Joacy Jamys?

Continuando a minha arenga de homenagear as pessoas deletadas do underground (é, isso é possível, o meio alternativo é ainda mais corporativo, misógino, ambicioso, interesseiro e elitista) vou começar pelos que já estão no olimpo, já que eu estou aqui fazendo hora extra e esperando a sineta anunciando a liberação deste mundo ganacioso onde só os altos SDS(*) sobrevivem. Imagine se nós, os ainda vivos, não somos lembrados, os que já se foram então...

                                      JOACY JAMYS
(9/10/1971 - 5/12/2006)


Seu fanzine se chamava LEGENDA (se eu não me engano).
Lembro que quando chegavam as dezenas de fanzines eu já perguntava: tem alguma coisa do James (igual 007 mesmo) neles?

Um cartunista, chargista, http://joacyjamys.zip.net/ felizmente muito elogiado no meio fanzinístico, na época em que se começou uma espécie de griffe de fanzine: se o seu não tivesse na capa desenho de bons cartunistas já muito divulgados e conhecidos pelos outros fanzineiros, era jogado numa caixa sem ao menos ser lido (mas trocava com os deles). E ele caiu nas graças deste povo e foi muito admirado, e felizmente era talentoso mesmo. Muitos garotos, ao iniciarem o curso de jornalismo, entre outros, fizeram o caminho inverso da maioria, que ao entrar na faculdade passa a se julgar um Einsten, o Stephen Hawking  tupiniquim, prestes a arrecadar uma fortuna maior que a do Bill Gates e desprezar e humilhar os antigos conhecidos e os da cultura alternativa (aquela que não precisa de certificado mas de talento natural). Estes garotos se inspiraram em Joacy para divulgarem e criarem ainda mais.
Mas isso não foi tudo: foi designer, escritor, tradutor, artista gráfico, ativista cultural e político e vocalista de três bandas punk/hardcore: Estrago, Terror Terror! e Última Marcha. Com esta última gravou seis CDs, tocou no exterior e construiu uma sólida carreira na cena underground do Maranhão, estado onde viveu desde os 14 anos, apesar de ser carioca . Recebeu prêmios, fez exposições no Brasil todo e no exterior, foi indicado para o Prêmio HQ Mix de 2006 como autor revelação e como melhor site.
Faleceu vítima de um aneurisma cerebral, havia feito coincidentemente o mesmo que eu indo se isolar no meio do mato. Estava superando a depressão quando o perdemos. mas sua amada memória continua viva.


Seu talento e a admiração que recebia podem ser avaliados nesta foto, creditada a este blogger http://ricardosantoscontraponto.blogspot.com/ que eu não tive o prazer de conhecer nem por fanzine, mas agradeço imensamente:




SDS - saldo disponível para saque acima de 9 dígitos.

4 comentários:

  1. Porra! Muito da hora a vida desse cara. Vou ler mais sobre ele. Pra mim que também sou desenhista isso é um prato cheio. Me culpo por nunca ter ouvido falar dele antes!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, amigo! Não deixe de conhecer o fanzine boca suja e o meu mais fiel amigo das letrinhas miúdas, tb hiper ultra talentoso!

    ResponderExcluir
  3. Eu tive o prazer de conhecer (via postal) o grande Joacy James, trocamos muitas correspondencias e ele me mandou alguns materiais, o cara éra muito nota déz, pena que como tudo em nossa cena vai ficando na poeira do tempo.

    ResponderExcluir
  4. levantei um grãozinho, mas tem muito mais pra resgatar

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!