domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os seis patetas

Moe HowardDepois das aberturas abaixo, vinha a voz incrível:


“O trio mais biruta da tela nos divertirá hoje com a comédia...”. 


E um episódio que jamais nos deixava sem ataques de riso convulsivos.


Mas, a história destes músicas, atores e artistas cujo talento jamais será igualado, foi bem triste. 

Moe, apesar de ninguém de sua família ser artista (na época um estigma), era muito talentoso e mesmo no tempo de escola já se apresentava em todo lugar possível, isso prejudicando suas notas. Nesta época ele já tinha decido por seu corte de cabelo, incomum para o tempo da brilhantina. Músico, ator e roteirista, ele começou fazendo pontas no que seria mais tarde a CBS. O local foi incendiado e então ele foi trabalhar como aqualoco quando conheceu Lee Nash. Este mudaria sua vida para sempre.


Shemp HowardMoe e ele se apresentavam quando o irmão  de Moe, Shemp, veio assistir o show e Moe o convidou a subir ao palco. A partir daí, ele foi contratado e os irmãos passaram a trabalhar juntos. Enquanto Moe era fácil de se relacionar, humilde e disciplinado, Shemp era briguento e decidiu sair para carreira solo. 
Em 1925, um violinista contratado acabou se tornando parte do show: Larry Fine. Um virtuose, não só no violino, seria um dos mais queridos stooges. Este era o Pateta do cabelo mais parecido com o Paulinho Serra.

http://www.youtube.com/watch?v=W3ojVuxFFo4


Moe se casou com Hellen, que era prima do mágico Houdini, e que o obrigou a abandonar a carreira, mas os empregos em que ele tentou ficar não deram certo e ele logo voltou a atuar. Para o lugar de Shemp veio o irmão mais novo de Moe, Jerome, o Jerry, que usava o nome de Curly HowardCurly. 


http://www.youtube.com/watch?v=l8xFUMTvHIs


Foram contratados então pela Metro-Goldwyn-Mayer , e dali foram para a Columbia Pictures já como os tres patetas (the three stooges). Ali, Moe assumiu o papel do agressivo Healy, totalmente oposto a sua personalidade.


http://www.youtube.com/watch?v=YkEdCVaHS1E
Na década de 40, após muito sucesso com episódios cotidianos, eles fizeram vários anti-nazistas. Eram de família judia. Seus filmes (na época era exibidos no cinema) foi exibido muito antes do de Charlie Chaplin, mas o crédito por combater o nazismo nas telas acabou sendo deste último e seus espertos produtores (não negando o talento de Chaplin).


http://www.youtube.com/watch?v=n9k5v6bjwGA

Em maio de 1946, Curly sofre um ataque, e é substituido por Shemp, que concorda em voltar apenas até que Curly melhorasse, mas ele tem um pequeno período de melhora e morre em Janeiro de 1952.
 http://www.youtube.com/watch?v=OCg8qqZnaNU


Shemp continua até 1955, quando morre de ataque cardíaco. Foi substituido por um dublê e por fim substituido por Joe Besser, que mais tarde abandonou o grupo em busca de carreira solo. Então, Joe de Rita entra como Curly Joe, devido a sua semelhança com Curly. Seus filmes foram vendidos com o selo "Screen Gems" e os jovens os idolatravam.
Passaram a fazer participações em comédias mas estavam muito idosos e foi criado o desenho animado  The New Three Stooges


Enquanto faziam uma filmagem sobre suas carreiras, Larry sofreu um derrame que paralisou o lado esquerdo de seu corpo em 1970, vindo a falecer em 1972.


Moe trabalhava na sua auto biografia I Stooged to Conquer quando morreu de cancer no pulmão em 1975. Sua biografia foi lançada em 1977 como Moe Howard and the Three Stooges.



 


Moe era muito cuidadoso com as finanças pois não era raro casos de artistas arruinados e que acabavam na miséria. Era presidente de associações beneficentes para crianças carentes e sua maior alegria era ser papai noel todo natal.
Era muuito romântico e escrevia poemas para a esposa. No décimo aniversário de casamento, Moe telefonou para ela disfarçando a voz encenando uma cerimônia de casamento e no final a pedindo para aceitá-lo como marido, e depois cantando Oh Promise me.
Tinha uma infinidade de hobbies e era querido pelos amigos e conhecidos por sua imensa generosidade.


Está enterrado não num lindo túmulo com capela, mas numa gaveta na parede do cemitério de Los Angeles.


Joe de Rita morreu em 1993, e está escrito em sua lápide que ele era o último stooge. Apesar de ser querido pelo público, os críticos eram implacáveis. Não ser de sair de casa e pouco via seus ex-companheiros de seriado.


Mesmo assim, sua amada memória viverá para sempre, e mesmo em preto e branco, seus episódios continuam a divertir crianças de 8 a 80 anos.

2 comentários:

  1. A comédia produzida na primeira metade do século vinte, pode ser vista como inocente,se comparada a alguns programas, como Pânico.
    E há quem diga que soco na cabeça e dedo no olho é incitar a violência.

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira comédia! Naquele tempo ríamos da graça, hoje aprendemos a nos divertir com o infame e ignóbil jeito novo de ser idiota e fingir ser inteligente, em detrimento da forma inteligente de se fingir idiotas. Saudades.

    ResponderExcluir

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!