terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Reflexão natalina

Extremamente entediada, estava contando hoje para uma coisinha linda de olhinhos azuis escuros curiosos como era o natal para mim quando pequena (sim, porque minha infância foi em preto e branco, proibida de ser cirança, por isso faço criancisses até hoje) em que eu acreditava piamente na história do presépio e a família do meu pai, profundamente religiosa, acreditava na volta de Jesus a qualquer momento. Viviam ä maior parte do tempo para falar de fé. E eu adorava ouvi-los contando como Jesus nasceu. Me encantava ouvir a história de três reis que deixaram o conforto de seus reinos para peregrinar atrás de uma estrela no céu. De como São José e Nossa Senhora (na língua deles José e Maria, pois não se admite santidade a não ser para Jesus) procuravam abrigo, foram se abrigar com os animais (querem melhor companhia, people?) e ali o baby Jesus nasceu, sendo reverenciado pelos animais, pastores, e finalmente reverenciado pelos importantes reis magos. O anjo Gabriel algumas vezes anunciava, outras versões, desaparecia. Os galos cantavam, enfim, uma sinfona natural emoldurada por um céu cheio de estrelas, mas com a estrela maior brilhando, faziam a apoteose da história mais maravilhosa.


Na época em que eu trabalhei com crianças, no final de ano, eu contava a história na hora do storytelling, e cada dia levava um componente do presépio para que eles colocassem na nativity scene (assim se chama o presépio). No dia de colocar o bebê, eles já estavam contando a história. E então eu pedia que todos juntassem seus dedinhos para apoiar o bebê e colocá-lo na manjedoura. 
Acho que com a falta de magia, poesia, que cerca uma época em que só se fala em comprar (odeio shopping), a competição quem gastou mais é interminável, e não tem como compensar um ano de desaforo nem com um Porsche, ou um diamante, ou nada, é bom a criança saber que papai noel é lindinho, mas acreditar em alguém vindo ao mundo no meio da natureza, tendo por companhia os animais e as estrelas, além dos pastores (pessoas dedicadas aos animais) e reis magos (que diferença dos nossos políticos, que não iriam peregrinar nem no caminho de Santiago do Paulo Coelho), mesmo que isso tenha sido no tempo pré internet, precisava ser tão resgatado!
Cantei em corais em língua inglesa muitos anos, alguns em quatro ou cinco idiomas, as músicas populares do natal, em festas, reuniões de final de ano, espetáculos, hospitais... Nunca podia olhar as pessoas, que as vezes sentavam no chão para chorar. 
Mas o que eu lembro hoje é do presépio. E da palavra presepada. Que tem origem nos antigos presépios em que as vaquinhas mexiam a cabeça em sinal de concordância.  E de como tudo isso desvirtuou a história da minha infância. Que desserviço a poesia!

  Mas, como dizia meu adorado profeta do apocalipse Joey Ramone, acompanhado de seus amigos de uma fidelidade canina:

 "Merry Christmas, I don´t wanna fight tonight".


Aproveite este desenho, e se tiver sem fazer nada, copie no paint e cada dia pinte um pedaço, ou pinte com uma criança (pra disfarçar) e pense. De tão antigas, estas histórias devem ser as melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!