sexta-feira, 20 de novembro de 2009

!!!!!!!!!!!!!!! VIVA ZUMBI !!!!!!!!!!!!!!!!!


Zumbi é imortal.

Mesmo os badernantes conhecidos como bandeirantes (olha o que dá por este nome em escolas!) tendo cometido as atrocidades que cometeram contra este ser humano magnífico na tentativa de matá-lo, mataram seu corpo, mas sua luz ainda brilha.

o conteúdo a seguir é uma adaptação com as minhas idéias  em destaque de

http://povodearuanda.files.wordpress.com/2007/11/povo-de-aruanda-167.jpg

Zumbi nasceu em um dos mocambos de Palmares em 1655. Ele era neto de Aqualtune, princesa congolesa (olha o desrpeito a cultura e aos povos) como escrava. Aos seis anos de idade, Zumbi sobreviveu a um ataque ao quilombo (ele morava no refúgio dos escravos, Palmares). Sua vida foi poupada e entregue padre jesuíta português António Melo. Rebatizado “Francisco”, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim. Coisa que os badernantes não deviam saber nem de longe

Mas, menos de 10 anos depois, Zumbi fugiu e voltou a Palmares. Aos poucos ele se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos 20 anos. Foi nessa época, em 1678, que o então governador da Capitania de Pernambuco ofereceu um acordo a Ganga Zumba, tio de Zumbi e líder dos Palmares. Parente é sempre uma desgraça!
Pela proposta do governador, liberdade de todos os escravos fugidos estava garantida se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa. Ganga Zumba aceitou a proposta, mas Zumbi não principalmente sabendo que seria mentira, e desafiou a autoridade do tio. Prometendo manter a luta à Coroa incorruptível, Zumbi tornou-se o novo líder dos quilombolas. Uma outra corrente de historiadores defende que a passagem de comando deu-se de forma natural já que em muitas tribos africanas, a sucessão era de tio para sobrinho e não de pai para filho.

Zumbi manteve-se líder de Palmares por 15 anos. Até que em 6 de fevereiro de 1694, a capital de Palmares, o mocambo do Macaco, foi destruída pelo grupo liderado pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho vergonha eterna à sua alma que arde no inferno. Um ano antes, o bandeirante assinara um acordo com o governador de Pernambuco, o Marquês de Montebelo, as condições para a invasão e destruição do quilombo.
No ataque, Zumbi foi ferido, mas conseguiu refugiar-se nas matas. Pouco se sabe sobre os quase dois anos que Zumbi passou refugiado. Estima-se que, em companhia de outros negros, tenha tentado erguer um novo quilombo, como o de Palmares, mas sem sucesso.

E ainda assim não se acovardou!
Até que em 20 de novembro de 1695, após ter sido delatado supostamente por Antônio Soares, um antigo colaborador, Zumbi foi encurralado e morto pelo capitão Furtado de Mendonça em seu esconderijo, provavelmente localizado na Serra Dois Irmãos, onde hoje é o Ceará.

Zumbi teve sua cabeça cortada e entregue ao governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, que ordenou que fosse colocada em praça pública. Com a medida, Castro esperava acabar com a crença de alguns negros sobre a imortalidade de Zumbi. O ato também apaziguaria os ânimos dos fazendeiros que cobravam ações da Coroa contra a fuga de escravos. Fazendeiros estes que devem estar cozinhando em fogo lento no caldeirão do demo.
Em março do ano seguinte, o mesmo Castro comentou o fato com o Rei em uma carta. “Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares.”
Que burro, dá zero pra ele, como diz o Chaves: assim Zumbi merecidamente se tornou um mártir.
Apesar das tentativas da Coroa Portuguesa, a figura de Zumbi continuou cercada de misticismo e bravura, e ainda hoje é cultuada.
POrque o brasileiro só lembra disto se eu postar aqui ou se for justificar o feriado? Porque aqui se lê o discurso do chefe Seatlle, mas nossos heróis foram sepultados pela mídia e assim passarão os próximos anos que antecedem o realinhamento da terra que vai destruir tão ingrata civilização já bem tarde.

Eu, uma discriminada como foi Zumbi e seu povo, ofereço humildemente uma página de meu blog em protesto contra as arbitrariedades  dos líderes que o povo tem, porque merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lave a alma aqui no blog! Estamos aqui para ouví-los!